O preço do Progresso




O Farol da Ponta da Piedade completou 100 anos no dia 1 de Julho e recebeu como prenda um vizinho Hi-Tech. Trata-se de uma estação do Sistema Integrado de Vigilância de Costa (SIVIC) operada pela Brigada Fiscal da GNR . O SIVIC substitui o obsoleto LAOS, sistema dos anos 90, no reforço da vigilância da costa portuguesa reduzindo nomeadamente a possibilidade de entrada de imigração ilegal na UE, a par da garantia de maior controlo do tráfico de estupefacientes. 
Este sistema conta com dois tipos de sensores: radares com capacidade para detectar alvos até às 20 milhas, e intensificadores de imagem vocacionados para vigilância durante a noite ou em situações de visibilidade fraca. 
Assim, ali estão dois vigias permanentes, um auxiliando os navegadores na aproximação a terra e o outro vigiando a fronteira marítima. 
Tudo tem um custo, e se em 1913 a construção do Farol obrigou à destruição da Ermida da Ponta da Piedade, hoje, a colocação desta torre de vigilância electrónica vem desfigurar a paisagem da Costa D’Oiro a que estávamos habituados. 
É assim o Progresso, tem o seu preço.


1 comentário:

Anónimo disse...

Pena que isto se enquadre tão mal na paisagem vizinha .