Passaporte do Mar



A Câmara Municipal de Lagos assinou recentemente um Protocolo de Cooperação com a Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, com o objectivo de colaborar na implementação e concretização do Projecto “Passaporte do Mar”.


O projecto “Passaporte do Mar” destina-se a todos os cidadãos residentes em Portugal e é composto por um passaporte onde são colocados selos/carimbos das respectivas entidades visitadas e signatárias do Protocolo. Esta iniciativa pretende suscitar nos cidadãos o interesse pelo Mar e promover o conhecimento da realidade marítima portuguesa em diversos domínios, dando visibilidade às instituições vocacionadas para o Mar e contribuindo, deste modo, para a valorização e dinamização do património marítimo nacional. Só com uma estratégia nacional para o mar seria possível alcançar os objectivos preconizados nas diferentes políticas nacionais, nomeadamente na área da Educação, Cultura e Sensibilização, promovendo a mediatização das actividades marítimas junto da sociedade, apostando nos museus dedicados ao mar, centros de interpretação e monitorização ambiental, aquários, oceanários e outras entidades dedicadas ao mar fomentando o ensino naval e náutico, a valorização do património cultural subaquático e a educação ambiental”.

No âmbito deste protocolo, a Câmara Municipal de Lagos facultará a entrada gratuita aos portadores do “Passaporte do Mar”, no Museu Municipal Dr. José Formosinho, no Forte Ponta da Bandeira e no Mercado de Escravos; no Dia Nacional do Mar (16 de Novembro), no Dia Europeu do Mar (20 de Maio), no Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho) e no Dia Mundial do Mar (25 de Setembro), e noutras datas relevantes relacionadas com o mar. Promoverá, ainda, uma redução de 50% no preço do bilhete nos restantes dias de abertura ao público e colocará no “Passaporte do Mar” um selo distintivo próprio que ateste a visita do Cidadão do Mar.

Sem comentários: