Assim é que é


A expedição de circum-navegação Malaspina 2010 é um projecto espanhol estruturado em torno de uma expedição dos navios oceanográficos “Hespérides” e “Sarmiento de Gamboa”, que tem por objectivo principal produzir um inventário do impacto das alterações climatéricas no ecossistema do oceano, bem como explorar a sua biodiversidade.

O projecto tem ainda outro objectivo importante: impulsionar vocações científicas colocando ao alcance dos jovens estudantes uma actividade de grande visibilidade que combina aspectos de investigação científica de ponta com uma componente de aventura e trabalho de equipa. Seis universidades espanholas uniram-se para disponibilizar um módulo comum, nos seus programas de pós-graduação, que oferece aos estudantes a possibilidade de participar nesta expedição.

Assim é que é. E nós continuamos a olhar o mar poética e contemplativamente, ora deslumbrados com a sua beleza, ora esperando O Desejado.

O Mar tem de ser encarado como um desígnio colectivo de projecção e envolvência nacional. Não são apenas as causas ambientais, ecológicas e geradoras de conhecimento e saber científico mas sobretudo a riqueza que as oportunidades económicas da exploração mineralógica, energética, farmacológica e alimentar, nos pode oferecer. Somos um país pequeno que no passado se fez ao mar, então, para protagonizar uma mal aproveitada – porque rapidamente desbaratada –, façanha descobridora, da qual restou uma imprudente e mal gerida empresa de transportes marítimos.

Continuamos a ser um país pequeno no espaço e na quantidade de gente, mas podemos ser grandes na ambição e na realização desse regresso ao mar que nos abraça e deseja.

Entretanto, continuamos à espera, liderados por medíocres dos quais não rezará, elogiosamente, a história deste rincão.

Para saber mais, clicar aqui



Nota: A expedição adoptou o nome de Alessandro Malaspina (1754 – 1810), um fidalgo italiano que passou grande parte da sua vida ao serviço da armada espanhola como oficial e explorador. Entre 1786 e 1788 integrou uma viagem à volta do mundo e de 1789 a 1794 participou numa expedição científica pelo Oceano Pacífico, explorando e mapeando a costa do continente americano, desde o Cabo Horn até ao Golfo do Alasca, prosseguindo para as ilhas Guam e Filipinas e terminando na Nova Zelândia, Austrália e Tonga. (wikipédia – traduzido do inglês)











Sem comentários: