Match Racing - 3º Qualificação Nacional Sul

Decorreu no Sábado e no Domingo (3 e 4 de Outubro), em Lagos, a 3º prova de qualificação nacional (sul) de match racing da qual deixo os resultados e imagens de algumas das provas de Domingo, que podem ver nesta galeria do meu site.




Match Racing
artigo daqui

Quando duas embarcações se encontram na linha de largada, a regata denomina-se match racing. Estas provas possuem um conjunto de regras próprias, que são diferentes das regras normais de uma regata de frota, e geram uma competição muito agressiva e renhida, onde um dos objectivos principais é levar o adversário a cometer faltas e a ser penalizado. As provas de match racing possuem arbitragem directa, com os árbitros a aplicarem "justiça instantânea" na água.

As provas são muito excitantes para quem participa e, ao contrário de outras provas de vela, também são emocionantes para os espectadores. A regata começa com as embarcações a lutar pelo controle da sua posição na linha no momento da largada, efectuando círculos em volta uma da outra e tentando ganhar vantagem em relação ao adversário, tirando mesmo partido das embarcações de espectadores, num intrincado jogo do gato e do rato.

O percurso de uma prova de match racing tem um formato oval, procurando-se que a linha de largada/chegada fique colocada junto à costa. Consiste numa linha de largada, entre duas balizas, disposta em ângulo recto com a direcção do vento. As embarcações partem da linha de largada e navegam à bolina até à baliza de barlavento, que deve ser rondada por estibordo (lado direito). Os spinnakers são içados e o duelo contínua à popa, até à baliza de sotavento, que é colocada junto da linha de largada, 100 metros dentro do percurso. As embarcações rondam as balizas por 2 ou 3 vezes, antes do vencedor cortar a linha de chegada.

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