o Estaleiro Sopromar

(clicar nas imagens para ampliar)
Vista parcial da área do estaleiro
-
O Estaleiro Sopromar, implantado em meados dos anos 70 na margem esquerda da Ribeira de Bensafrim, servido pelo plano de água onde posteriormente se instalou o Porto de Pesca de Lagos, é uma empresa dinâmica com uma história de sucesso conquistado arduamente na luta contra as dificuldades e adversidades que ao longo de três décadas constituíram o desafio de perecer ou vencer. Não pereceu, como tantos outros empreendimentos que ficaram pelo caminho, uns desfeitos pela inépcia dos empreendedores, ou trucidados na voragem do tempo e das modernidades impostas pela integração do país na Comunidade Europeia que, com os seus ditames, foi desmobilizando e abatendo efectivos produtivos: indústrias transformadoras, pescas e agricultura. Venceu! Venceram as pessoas que, perseverantemente, lutaram por aquilo em que acreditavam.
Hoje, o Estaleiro Sopromar é local de trabalho para cerca de quatro dezenas de técnicos que ali desenvolvem uma multiplicidade de tarefas relacionadas com a reparação e manutenção naval. Porque tem gente que trabalha, gente que produz, é um espaço vivo que representa uma mais-valia, um bem, um dos poucos redutos produtivos deste concelho. E porque o seu objecto são os barcos, envolve-se numa aura a um tempo saudosa e mística e, simultaneamente, retentora da esperança de um desígnio por retomar e cumprir entre Portugal e o Mar.
Tem este país um mar imenso e tem Lagos uma magnífica baía, ambos subaproveitados. Não podemos continuar a olhar o Mar de modo poético e contemplativo, agarrados à ideia de que já o usámos e com ele fomos grandes e que, então, gastámos a oportunidade que nos cabia. Nada mais errado. Afinal de contas, após uma maré outra surge.
Eis a importância de todas as portas e janelas, grandes ou pequenas, que insistem manter-se abertas para esse bem maior que é o Mar, e que tiram partido da relação de proximidade que com ele temos. Eis a importância desta pequena grande empresa que ostenta no seu nome, em interpretação livre no linguarejar algarvio, ideias como: “Só Para o Mar” ou “Sopra o Mar”; como se aqui e agora chegasse esse momento esperado de agarrar a brisa afortunada que o mar nos sopra, ao invés de esperarmos eternamente que ele nos devolva um tal D. Sebastião, o Desejado.

Numa pequena visita ao estaleiro, registei algumas imagens avulsas que não pretendem ilustrar a sua história mas tão-somente alguns aspectos soltos do quotidiano.
Para informação mais detalhada, consultar o sítio da Sopromar, aqui.



vistas muito parciais dos parques de embarcações
- nestas duas contei com a presença do "guia turístico" -
;)




o Pórtico de 35 Ton. em acção

as visitas de estudantes são frequentes

barco pronto, regressa ao mar

outro aspecto parcial de parqueamento
-

Sem comentários: