«Caro cais do sul
Uma correcção, as lanchas da sacada não são canoas, estas têm um casco diferente, que não tem painel de popa, mas sim roda de cadaste, que era também conhecida, no barlavento, por “popa de canoa”.
A lancha de sacada do sotavento era também chamada de “saveiro”, quando tinha a característica de não ter reforço de verdugo na borda, por razões de manter o peso o mais baixo possível. A lancha que é mostrada como “lancha de sacada do sotavento”, é um saveiro, que fotografei na Fuzeta, em 1957. Repare-se que mesmo os bancos são muito baixos, e têm claramente uma função estrutural para o casco.
Sobre a lancha de sacada, mando o desenho das linhas do casco, que fiz sobre uma lancha construída no estaleiro de mestre Paco, em Faro, cerca de 1920, a “Benvinda”, que serviu para tirar o molde em fibra de vidro, na fábrica APM, em Lagos, donde saíram 6 cascos. A “Joana”, construída pelo Jeannot, a “Belaluisa”, construída por mim, a “Filoeu”, construída pelo Manuel Catarino, a “Mara II”, construída pelo Luiz Taquelim da Cruz, o “Larião”, construído para o Jorge Vieira e o Joaquim Carmo, e outro, para um holandês, que não o acabou e está abandonado, em Lagos.
As fotografias, são da única de aparelho latino, a “Joana”, na primeira saída, com vela de experiência, e da “Belaluisa”, com aparelho de “cutter”, que desenhei.
Cumprimentos pelo blog, sempre há quem se interesse pelos perdidos barcos de vela de trabalho do Algarve, e por barcos de todo o mundo.»
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