A ideia da Nau “Portugal” partiu do, dramaturgo, cenógrafo, e jornalista Leitão de Barros, que foi o Secretário-Geral da Exposição do Mundo Colonial Português. Foi tambem responsável pela organização da ‘’Feira Popular’’ de Lisboa (1943). Foi director da Sociedade Nacional de Belas-Artes e foi o principal animador da construção dos estúdios da Tobis Portuguesa, concluídos em 1933. Já agora de referir que Leitão de Barros realizou o filme “ A Severa ” (1931), o primeiro filme sonoro português ( ver post de 2/08/2009 ) entre outros. Construída nos estaleiros de Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, na Gafanha da Nazaré, para fazer parte da Exposição do Mundo Português de 1940 ( ver post de 17/05/2010 ).
Aqui nesta foto o início do lançamento à agua
Foi lançada à água, depois de pronta, a 7 de Junho de 1940, mas ……
Milhares de pessoas assistiram ao “bota-a-baixo” quase com a certeza que iria virar, como infelizmente sucedeu, perante a tristeza daquela enorme multidão, que não escondia as lágrimas.
Iria tombar tal como Mestre Manuel Maria pensara. Sempre pusera em dúvida que ao entrar na água se pudesse estabilizar. Sempre o disse desde o princípio que o projecto – elaborado por um oficial da Armada com base num estudo profundo em desenhos antigos – não lhe oferecia a garantia necessária para a sua navegabilidade.
E tanta certeza tinha no que dizia que impediu que o Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, que a benzeu e visitou interiormente, se mantivesse na Nau durante a sua descida pela carreira da água … pelos vistos ainda bem, senão ….
Esta foto retrata bem o dramático final do “bota-a- baixo” da nau “Portugal”
Estas 3 fotos in: Imagem Digital Clicar nas fotos para ampliar
Chegou a estar presente na referida Exposição do Mundo Português de 1940 ; mas, para lá chegar, tiveram que ser utilizados métodos pouco próprios e ortodoxos para a sua navegação…
Teve um fim diferente daquele para que fora concebida, – exposição dos nossos melhores produtos, viajando pelos diversos países, em especial para o Brasil – pois acabou os dias como simples barcaça.
Mais tarde, em 20 de Novembro de 1960, nos mesmos estaleiros de Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, foi lançada à água a nau “S. Vicente”, construída durante o período compreendido entre 1955 e 1960. Esta nau ”S. Vicente” foi considerada a maior embarcação de madeira do mundo.
Acho que foi +- onde aconteceu o bota-abaixo da Fragata D. Fernando e Glória. Essa presenciei eu. O que foram estas margens aqui na Gafanha da Nazaré e o que são agora....
6 comentários:
O meu caro já viu o vídeo desta nau?
nos estaleiros da Gafanha da Nazaré?
Continuação do bom trabalho.
Não, não vi. Onde posso ver?
A ideia da Nau “Portugal” partiu do, dramaturgo, cenógrafo, e jornalista Leitão de Barros, que foi o Secretário-Geral da Exposição do Mundo Colonial Português. Foi tambem responsável pela organização da ‘’Feira Popular’’ de Lisboa (1943). Foi director da Sociedade Nacional de Belas-Artes e foi o principal animador da construção dos estúdios da Tobis Portuguesa, concluídos em 1933. Já agora de referir que Leitão de Barros realizou o filme “ A Severa ” (1931), o primeiro filme sonoro português ( ver post de 2/08/2009 ) entre outros.
Construída nos estaleiros de Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, na Gafanha da Nazaré, para fazer parte da Exposição do Mundo Português de 1940 ( ver post de 17/05/2010 ).
Aqui nesta foto o início do lançamento à agua
Foi lançada à água, depois de pronta, a 7 de Junho de 1940, mas ……
Milhares de pessoas assistiram ao “bota-a-baixo” quase com a certeza que iria virar, como infelizmente sucedeu, perante a tristeza daquela enorme multidão, que não escondia as lágrimas.
Iria tombar tal como Mestre Manuel Maria pensara. Sempre pusera em dúvida que ao entrar na água se pudesse estabilizar. Sempre o disse desde o princípio que o projecto – elaborado por um oficial da Armada com base num estudo profundo em desenhos antigos – não lhe oferecia a garantia necessária para a sua navegabilidade.
E tanta certeza tinha no que dizia que impediu que o Bispo de Aveiro, D. João Evangelista de Lima Vidal, que a benzeu e visitou interiormente, se mantivesse na Nau durante a sua descida pela carreira da água … pelos vistos ainda bem, senão ….
Esta foto retrata bem o dramático final do “bota-a- baixo” da nau “Portugal”
Estas 3 fotos in: Imagem Digital Clicar nas fotos para ampliar
Chegou a estar presente na referida Exposição do Mundo Português de 1940 ; mas, para lá chegar, tiveram que ser utilizados métodos pouco próprios e ortodoxos para a sua navegação…
Teve um fim diferente daquele para que fora concebida, – exposição dos nossos melhores produtos, viajando pelos diversos países, em especial para o Brasil – pois acabou os dias como simples barcaça.
Mais tarde, em 20 de Novembro de 1960, nos mesmos estaleiros de Mestre Manuel Maria Bolais Mónica, foi lançada à água a nau “S. Vicente”, construída durante o período compreendido entre 1955 e 1960. Esta nau ”S. Vicente” foi considerada a maior embarcação de madeira do mundo.
http://www.youtube.com/watch?v=gUOSRL7HpAY
http://www.youtube.com/watch?v=gUOSRL7HpAY
Exactamente esse vídeo.
Acho que foi +- onde aconteceu o bota-abaixo da Fragata D. Fernando e Glória. Essa presenciei eu.
O que foram estas margens aqui na Gafanha da Nazaré e o que são agora....
Abraço
Orlando Miguel08
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